PARÁBOLA AS DEZ VIRGENS
As Dez Virgens
Hoje vou falar um pouco sobre a parábola das 10 virgens.
Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco prudentes. As néscias, ao tomarem suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormecera. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Sai ao encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas. E fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, Senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois porque não sabeis o dia nem a hora. MATEUS 25:1 a 13
REFLEXÃO
Jesus começou Seu discurso, falando sobre dez virgens. O fato de serem chamadas de “virgens”, sugerem as pessoas que professavam ser cristãos. As néscias não levaram azeite a mais, como as prudentes, pois elas achavam que o noivo não tardaria a chegar e não se prepararam, mas como ele estava demorando, acabaram por adormecer. A meia-noite, seria o inicio da grande tribulação, Cristo já havia alertado que os cristãos deviam se manter vigiando, ou ficar acordados para que não se encontrassem despreparados quando Ele retornasse. De repente, na calada da noite, todas foram despertadas: “o noivo estava chegando”. As virgens néscias ficaram espantadas, ainda havia uma chama vacilante. Elas ainda tinham um pouco de azeite, mas não o suficiente para estar prontas para o encontro com Cristo. “Essas virgens representam os cristãos que estão esperando a volta de Cristo, mas que têm uma experiência superficial com Ele. Eles têm um pouco de azeite, alguma atuação do Espírito em sua vida, mas a chama é vacilante. Eles estavam satisfeitos com pouco, quando precisavam de muito.”
“‘O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando uma nova natureza; mas a classe representada pelas virgens néscias se contentou com uma obra superficial. Não conhecem a Deus; não estudaram Seu caráter; não tiveram comunhão com Ele; por isso não sabem como confiar, olhar e viver. Seu serviço para Deus se degenera em formalidade’ “.
Deixe um comentário